domingo, 12 de fevereiro de 2012

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

SUBSTITUTOS SINTÉTICOS DA TESTOSTERONA


Os esteróides anabolizantes são substâncias similares à testosterona, desenvolvidas em laboratório para a reposição deste hormônio em indivíduos que apresentam déficit do mesmo por alguma razão.A testosterona é responsável pelo aparecimento das características sexuais masculinas. Além disso sua ação contribui para o aumento da massa muscular. Tal característica faz com que muitos esportistas utilizem anabolizantes sintéticos visando a acelerar o crescimento da musculatura. O padrão de consumo nesses casos chega a execeder em mais de cem vezes as doses médicas habituais. Além disso, tais atletas combinam inadivertidamente várias marcas, inclusive anabolizantes de uso veterinário, sobre os quais não se tem nenhuma idéia acerca dos riscos em humanos. Desta maneira, o consumo ilícito de tais substâncias expõe seus usuários a uma série de danos à saúde, além de não haver estudos comprovem que os mesmos aumentam de fato a massa, a força e a resistência muscular.

COMPLICAÇÕES CLÍNICAS

O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) afirma que além das complicações gerais, outros efeitos podem ser observados, de acordo com o sexo e a idade dos usuários. No homem, há redução dos testículos, diminuição de espermatozóides, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata. Na mulher, nota-se crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa, diminuição de seios. Alguns desses efeitos são irreversíveis, ou seja, mesmo na ausência do anabolizante não há retorno da condição normal. No adolescente, pode haver maturação esquelética prematura e puberdade acelerada, levando a um crescimento raquítico e baixa estatura.

Ainda segundo o CEBRID, qualquer usuário pode vivenciar um ciúme doentio, ilusões, sentimentos de invencibilidade, distração, confusão mental e esquecimentos. Em alguns casos, há distorção da percepção corporal, tendo a falsa sensação de musculatura pouco desenvolvida. Usuários, freqüentemente, tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga, perdem a massa muscular que adquiriram e ficam, por isso, mais propensos ao uso continuado (dependência).

COMPLICAÇÕES GERAIS RELACIONADAS AO CONSUMO DE ANABOLIZANTES

Nervosismo

Irritação

Agressividade

Problemas no fígado (hepatite, câncer)

Acne grave

Problemas sexuais

Problemas cardiovasculares

Diminuição da imunidade

COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ANABOLIZANTES NO HOMEM


Redução dos testículos

Diminuição do número de espermatozóides

Impotência

Infertilidade

Calvície

Desenvolvimento de mamas

Aumento da próstata

COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ANABOLIZANTES NA MULHER

Pêlos faciais

Alterações ou ausência do ciclo menstrual

Aumento do clitóris

Voz grossa

Diminuição dos seios

COMPLICAÇÕES DO RELACIONADAS AO CONSUMO DE ANABOLIZANTES NOS JOVENS

Maturação precoce da estrutura esquelética (baixa estatura)

Início precoce da adolescência

                       
                        Fonte : Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário