quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NICOTINA

ESTIMULANTE, NATURAL E LÍCITO

A nicotina é um estumulante encontrado nas folhas da planta Nicotiana tabacum. A queima das folhas promove a liberação do estimulante e outras quatro mil substâncias, entre estas o monóxido de carbono e o alcatrão. Essas últimas são as responsáveis pela toxicidade do produto.

A idade média do início do consumo é entre treze e quatorze anos. Cerca da metade dos que experimentam cigarro se tornam dependentes.

Estima-se ainda que 60% dos que fumam por mais de seis semanas fumarão pelos próximos trinta anos. O cigarro diminui em média 25% da expectativa de vida dos fumantes. O consumo da substância é o maior causador de mortes passíveis de prevenção do mundo.

EFEITOS AGUDOS

A nicotina é um estimulante leve do cérebro. A absorção ocorre pelosm capilares do pulmão ou pela mucosa da boca, atingindo o sistema nervoso central pela circulação sanguínea.

Nos primeiros episódios de uso, alguns efeitos como náuseas, tonturas e o formigamento sobressaem, para depois desaparecerem. Após o desenvolvimento de tolerância aos efeitos desagradáveis, o consumo produz aumento do estado de vigília e uma elevação discreta do humor, com sensação de relaxamento. Esses efeitos prazerosos tendem a diminuir, conforme o consumo vai se repetindo, até o surgimento da dependência.

DEPENDÊNCIA

Com o estabelecimento da dependência, o fumante se torna mais tolerante aos efeitos do cigarro, mas sofre com sua falta. Pode haver irritabilidade, ansiedade, insônia, sintomas depressivos, mas principalmente fissura.

DANOS À SAÚDE

O consumo de cigarro causa contração arterial e facilita o surgimento de placas de gordura, predispondo o usuário à hipertensão, infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (derrames). Atua nos alvéolos pulmonares, levando à destruição e substituição dos mesmos por cavidades aéreas incapazes de realizar trocas gasosas (enfisema).

Está associado a doenças como bronquites, asma, infecções das vias aéreas. Aumenta o risco de câncer em diversos órgãos, tais como pulmão, garganta e estômago. Aumenta a acidez gástrica, predispondo o aparecimento de gastrites e úlceras.

EFEITOS AGUDOS DO CONSUMO DE NICOTINA

Aumento da vigília

Elevação discreta dos batimentos cardíacos

Elevação discreta do humor

Diminuição do apetiteSensação de relaxamento

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA DA NICOTINA

Ansiedade

Inquietação

Insônia

Desconcentração

Dor de cabeça

Fissura


Fonte : Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário