sexta-feira, 15 de abril de 2011

Curiosidades Numéricas que Assombram os Calculistas

A paciência dos matemáticos, com suas pesquisas intermináveis, é uma coisa que surpreende.Os cultores da aritmética fazem cálculos fabulosos, operam com fatores astronômicos que exigem longos anos de perseverantes trabalhos. E tudo isso só para inventar transformações curiosas no campo numérico e ampliar os horizontes das recreações matemáticas.

Tomo da caneta, meu amigo, e escrevo um número de oito algarismos 14379264. Que terá esse número de singular? Parece um número como outro qualquer, apanhado ao acaso, e perdido na sucessão natural dos números inteiros.

Pois quem pensa dessa forma, tão pessimista, comete grave equívoco. Esse número, com seus quatorze milhões e tanto, está com o seu retrato com corpo inteiro, na imensa galeria dos chamados números singulares.

Número singular?

Sim, e muito singular. Quer a prova? Vamos escrevê-lo assim: 14 3792 64 destacando bem o número formado pelos quatro algarismos do meio. Esses quatro algarismos, como se está vendo, formam o número 3792 que é precisamente a raiz quadrada do número completo. Podemos, portanto,escrever: 37922 = 14379264.

Veja, portanto, que coisa singular. A raiz quadrada, com seus quatro algarismos, salta de dentro do próprio número, sem cálculos, sem nada. Dos oito algarismos do tal número, quatro, em conjunto, formam a sua raiz quadrada.

Entre todos os números de oito algarismos só existe outro com essa mesma propriedade. Esse segundo número singular, também identificado pelos pesquisadores, é o número 57760000, terminado em quatro zeros, cuja raiz quadrada é 7.600, O cálculo está certo c o matemático pode escrever; 76002 = 57760000.

É preciso ter muita paciência para descobrir singularidades numéricas que assombram os calculistas, mas que são destituídas da menor utilidade prática. Só valem como recreações matemáticas. Sempre servem, afinal, para alguma coisa.

Extraído do Livro : As Maravilhas da Matemática (Malba Tahan)

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário