domingo, 10 de abril de 2011

O Número "Pi" Numa Trova Bem Rimada

Professores e estudantes recorrem, com frequência, a certos artifícios mnemônicos quando desejam memorizar números abstratos, datas, telefones etc. o número "pi", tão citado em matemática, tem sido objeto de atenção até dos poetas que desejam inventar frases para a fixação, na memória, de algarismos em sucessão.

O escritor e acadêmico Modesto de Abreu, despreocupado dos altos problemas de Filologia, escreveu uma trova e inventou uma frase, ambas curiosas, que servem para fixar, de forma mnemônica, os dez ou onze primeiros algarismos do número pi, sob forma decimal. Quer o calculista conservar de memória os dez primeiros algarismos do famoso número pi? Pode recorrer à seguinte trova do Prof. Modesto de Abreu:

decorar e grafar Com dez casas?

Sim, é útil

É fácil memorizar

Um número assim tão dútil.

Se o estudante, porém, por simples curiosidade, deseja saber com maior precisão, isto é, com onze casas, a relação entre a circunferência e o diâmetro, é bastante recorrer à seguinte frase, também da autoria do Prof. Modesto de Abreu:

Sim, é útil e fácil memorizar um número grato aos sábios. Conte as letras de cada palavra. O total de letras (de cada palavra) dará um algarismo do número pi, A mesma coisa deverá fazer com as palavras sublinhadas na trova: Vejamos:

Sim, com três letras (3)


é  com uma letra (1)


útil com quatro letras (4)


e   com uma letra (1)


fácil com cinco letras (5)


memorizar  com nove letras (9)

E assim por diante.

A frase citada, como dissemos, dá para pi o valor de 3,1415926536.

Observe que depois da palavra sim encontramos uma vírgula, que também deve ser colocada no valor numérico de pi para assinalar a parte inteira.

Na vida corrente o valor de pi, para os cálculos geométricos, deve ser tomado com duas casas decimais. É 3,14 e basta. O Prof. Modesto de Abreu foi o primeiro poeta a colocar o número pi numa trova.

NOTA Para a mnemônica do número pi a frase mais simples, em prosa, é a seguinte:

Sou o medo e temor constante do menino vadio.

Basta contar as letras de cada palavra, respectivamente, para obtermos: 3   1   4   1   5   9   2   6   5.

Aí estão nove algarismos do número pi. Devemos colocar a vírgula decimal depois do 3 para separar a parte inteira da parte decimal, que fica com oito algarismos.

Extraído do Livro : As Maravilhas da Matemática (Malba Tahan)

2 comentários: